Todos nós sabemos que os alimentos são importantes para nossa nutrição, prazer e conforto, porém algumas pessoas com enxaqueca costumam evitar alguns dos seus alimentos favoritos como chocolate e café por acreditarem que eles sejam gatilhos para sua dor de cabeça, quer dizer: ao ingerir esses alimentos a dor de cabeça virá, ou em casos de dores contínuas, será capaz de aumentar o nível da dor. Só que temos uma notícia: alguns pacientes podem estar evitando esses gatilhos alimentares desnecessariamente.

A relação entre dieta e enxaqueca já é amplamente incompreendida. De fato, estima-se que 10% ou menos das pessoas sejam sensíveis a “gatilhos alimentares”. As pessoas que convivem com a enxaqueca podem identificar alguns gatilhos e descartar outros através do acompanhamento de suas dietas e do entendimento de como alguns alimentos específicos podem afetar a sua enxaqueca.

ENCONTRANDO OS GATILHOS ALIMENTARES DA DORES DE CABEÇA

A manutenção de um diário alimentar pode ajudar o paciente a controlar a sua dieta e detectar qual alimento, pode estar associado com a sua dor de cabeça. Existem apenas poucos gatilhos que disparam ataques de dor de cabeça 100% das vezes. Se um alimento específico parece se relacionar diretamente com a dor de cabeça em pelo menos na metade das vezes, então podemos considerar que este alimento pode ser sim um gatilho, e desta forma, a sua retirada da dieta passa a ser uma boa ideia. Importante nestes casos é perceber se os sintomas diminuíram.

Os pacientes que imaginam que um alimento seja o gatilho dos seus ataques podem eliminar da sua dieta por dois ou três meses e perceber se o quadro sofre melhora.

Pode levar um certo tempo para determinar se um alimento realmente dispara um ataque de dor de cabeça. Deve-se manter em mente que muitas comidas processadas podem ter diversos ingredientes, e que apenas um deles pode ser o responsável pelo início das dores. Alguns testes para ingredientes específicos podem ser realizados (glúten) para checar se uma sensibilidade específica é a responsável por disparar o ataque de enxaqueca.

GATILHOS COMUNS NAS DORES DE CABEÇA

Os gatilhos variam de pessoa para pessoa, todavia há um número de alimentos e bebidas comuns que os pacientes reportam como causa da dor de cabeça. A cafeína pode ser um grande gatilho para algumas pessoas, pois doses altas podem levar aos ataques, assim como evitar por 24 horas, o que pode levar a abstinência de cafeína. As pessoas que ainda sim escolhem a cafeína devem utilizar de forma regular para evitar a dor de cabeça e outros sintomas relacionados a abstinência. Outro gatilho comum é o álcool, especialmente a cerveja e o vinho. Algumas pessoas afirmam que vinho tinto é pior para sua dor de cabeça, mas em geral todos os tipos de vinho podem ser gatilhos. Os adoçantes, incluindo a sucralose, podem disparar cefaleias em algumas pessoas, assim como o glutamato monossódico. Alguns pacientes também relatam disparos por alimentos ricos em nitritos, incluindo salsicha e bacon. Alguns indivíduos podem sofrer com a “cefaleia do cachorro quente” logo após a sua ingestão.

Benefícios de uma Dieta Saudável para a enxaqueca

Uma mudança na dieta pode também ajudar as pessoas a conviverem melhor com a enxaqueca. Existe o que pode se chamar de dieta saudável onde os pacientes esquecem sobre identificar os gatilhos: somente compreendendo que uma dieta saudável tende a aliviar as enxaquecas. A dieta de preferência seria rica em ácidos graxos ricos em Ômega-3 e baixa em Òmega-6, que tem mostrado reduzir a frequência das dores de cabeça em paciente de enxaqueca crônica. Os ácidos graxos ricos em Ômega-3, que podem ser encontrados em alguns tipos de peixe, sementes e olhos, são anti-inflamatórios.

Outras dietas também apresentam benefícios. Há evidências de que uma dieta pobre em gorduras pode ajudar as pessoas a conviverem com a enxaqueca. Uma dieta cetogênica em que os pacientes reduzem a quantidade de carboidratos também possivelmente pode diminuir a frequência das cefaleias.

Um nutricionista especializado no assunto poderá ajudar aos pacientes a montar uma dieta equilibrada com o objetivo de reduzir a frequência das dores de cabeça. As pessoas que convivem com a enxaqueca não deveriam precisar abandonar todos os seus alimentos favoritos para tentar prevenir a enxaqueca. Uma dieta saudável, e a correta identificação dos gatilhos alimentares pode ajudar na redução da frequência das dores de cabeça.