Hoje vamos falar sobre algumas boas práticas que você pode ter para ajudar a prevenir a dor de cabeça!
Devido a rotina que levamos hoje em dia, com altas cargas horárias no trabalho, acaba não sobrando tempo para desenvolver hábitos saudáveis, levando uma vida estressante, contribuindo para quadros de doenças psicológicas (ansiedade, depressão), além de doenças físicas que dentre várias podemos destacar as dores de cabeça e enxaquecas.
Para que isso não aconteça, devemos seguir alguns hábitos saudáveis que podem ser adotados, afim de prevenir as temidas e incapacitantes dores de cabeça, segue abaixo algumas recomendações:

Praticar atividade física

Você provavelmente já escutou que a prática da atividade é importante para prevenir inúmeras doenças, inclusive as cefaleias. Procure alguma atividade que te faça bem, que você goste de realiza-la, assim poderá ser produzido no seu organismos substâncias como dopamina, serotonina, descargas de adrenalina que são analgésicos naturais fortíssimos, reduzindo as dores e o consumo de medicamentos.

Transtorno do sono

Dormir pouco ou mal é extremamente prejudicial a saúde. A falta de sono é um dos principais problemas citados nos pacientes que apresentam dor na cabeça. A relação entre sono e dor é bidirecional, pois a falta de sono pode gerar dor de cabeça e a dor de cabeça pode desencadear a insônia. Durante o sono é o momento que o nosso corpo se reequilibra (hormonal e físico), preparando para o dia seguinte de trabalho. Precisamos criar hábitos saudáveis nos momentos antes de dormir: fique longe de aparelhos eletroeletrônicos (celular, computador), deixe as luzes da sua casa de forma que fique aconchegante, coma comidas leves à noite, evite tomar bebidas como café, refrigerantes ou energético. Caso não consiga êxito seguindo essas dicas, procure um médico para direcionar um tratamento específico.

Alimentação saudável

Tomar um bom café da manhã, se alimentar em pequenas porções várias vezes ao dia, dar preferência aos alimentos naturais e ricos em fibras, evitar os alimentos industrializados, reduzir o consumo de café, chocolate, alimentos condimentados, frituras, não pular as principais refeições. Tudo isso poderá ajudar você a ter mais energia, qualidade de vida e  assim reduzir as crises de dores de cabeça. Beber bastante água durante o dia, manterá você bem hidratado, protege o coração, melhora o funcionamento do intestino, ajuda a controlar a pressão arterial. Ande sempre com uma garrafinha de água ao lado, no seu ambiente de trabalho e caso não tenha o hábito de beber água várias vezes ao dia, você pode programar o celular de tempos em tempos para não esquecer. O ideal é beber no mínimo 2 litros por dia.

Cuide da sua postura

Alguns estudos colocam a projeção anterior da cabeça, como uma das principais causas das dores de cabeça, desenvolvendo distúrbios musculoesqueléticos na região do pescoço, podendo ser um gatilho para as crises. Na fisioterapia temos várias estratégias para melhora da postura como por exemplo :
-Fortalecimento do flexor profundo do pescoço;
-alongamentos;
-Liberação miofascial
-Treino de força ou resistência.
Os estudos relacionando postura x dor de cabeça ainda precisam melhorar, mas evidências preliminares nos leva a tentar modificar esse possível gatilho.

Estratégias de relaxamento

A dor de cabeça possui uma ligação muito forte com transtornos de ordens psicossociais (ansiedade, estresse, depressão), causando desequilíbrios neuroquímicos como  aumento do cortisol, colecistoquinina, glutamato e inibindo os analgésicos naturais como serotonina, dopamina, dentre outros homônimos que ajudam a regularizar todo nosso organismo. Já existem estudos mostrando a efetividade de atividades como: Yoga, Tai Chi Chuan, mindfulness, massagem ayuvédica, técnicas de respiração como atividades complementares para redução das crises de dor de cabeça.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o termo vida saudável inclui o bem-estar mental, físico e social. São diversos benefícios que podemos obter a partir do momento que decidimos mudar alguns hábitos prejudicais a nossa saúde.
E aí, o que está esperando para começar a melhorar sua qualidade de vida e prevenir a dor de cabeça?
Márcio Quirino – EQUIPE HEAD & NECK FISIOTERAPIA