Hoje vamos falar sobre a relação entre o café e as dores de cabeça ! Vamos lá?
E então, beber o nosso café pretinho todos os dias ou várias vezes ao dia ajuda ou não na dor de cabeça?
Há quem diga que o café faz melhorar e outros que pode piorar a dor de cabeça. O que é certo e errado nesta história?

Quem está certo?

Os dois podem estar certos. Tudo vai depender das especificidades de cada indivíduo e do seu quadro de dor de cabeça: embora a cafeína represente um tratamento efetivo contra a Dor de Cabeça em determinados casos, ela pode agravar o quadro daqueles que experimentam a enxaqueca.
Alguns estudos científicos mostram que pessoas que consomem de três a mais bebidas cafeinadas tornam mais suscetíveis a sofrer dor de cabeça no mesmo dia, quando comparado com aqueles que não consumiram nenhuma dose. Porém, para aqueles que consumiram de uma a duas doses, não se observou risco elevado de dor de cabeça.
Nesse estudo, a dor de cabeça estudada foi a enxaqueca, que clinicamente é mais vista nos consultórios médicos, e mostrou a importância do consumo moderado de cafeína por apresentar efeito benéfico quando consumido no máximo de duas dosagens diárias.
O cuidado é pensar que somente o café possui a cafeína ( vilã ou herói ), no entanto outras bebidas possuem alto grau de dosagem de cafeína, como o chá ( preto, verde, mate), alimentos como o cacau, chocolate e até em alguns medicamentos. Assim, dosagem diária deve ser vista e o cuidado dobrado para as pessoas sensíveis a cafeína.
As bebidas e alimentos citados contêm propriedades estimulantes devido à presença de cafeína em sua composição, capazes de melhorar o humor, diminuir a fadiga, elevar a concentração, o raciocínio e, consequentemente, o desempenho do indivíduo em suas atividades cotidianas. Isto explica, em parte, a popularidade da substância.
No entanto, quando ingerida em quantidades abusivas, a cafeína pode provocar uma série de complicações que vão além das dores de cabeça: frequência cardíaca, pressão sanguínea, metabolismo, sistema nervoso central, apetite e sono também podem ser acometidos.

O que é recomendado?

Sendo assim, a recomendação é: cuidado com o consumo de café. Em doses moderadas, a substância é potencialmente benéfica para a saúde. Em doses excessivas, no entanto, ela pode se tornar uma grande vilã.
Outro dado interessante, o café quando bem administrado com alguns analgésicos  pode ter efeito de potencializar o seu efeito para dor de cabeça. Isto porque suas propriedades lhe permitem otimizar a absorção do analgésico pelo organismo, intensificando sua eficácia.
Além disso, o café por si só tem potencial de minimizar – ou até erradicar, em alguns casos – a dor de cabeça, quando ingerido nos primeiros momentos de dor. Por ser uma substância vasoconstritora – capaz de contrair os vasos sanguíneos cerebrais -, ela representa uma aliada no combate aos efeitos dolorosos provenientes da dilatação dos vasos sanguíneos na cabeça.
Nesse caso, as dores de cabeça são provocadas por um inchaço dos vasos sanguíneos cerebrais – uma condição conhecida como vasodilatação ―, a cafeína pode ajudar na medida em que produz uma constrição dos vasos, reduzindo o inchaço. A cafeína também pode ajuda a aliviar dores de cabeça de tensão, relaxando os músculos tensos sobre o couro cabeludo ou a parte de trás da cabeça. Entretanto, se você ingerir cafeína demais, seus músculos tensos podem ficar ainda mais tensos, e isso agravaria a dor.
Para aqueles que possuem dependência química da cafeína, quando retirados de forma abrupta, pode ter efeitos não desejados. Então, o cuidado para a abstinência que pode trazer outros transtornos como irritabilidade, cansaço, falta de concentração e dor de cabeça.

O que fazer?

Portanto, não existe uma mágica para saber se a cafeína do café ou de alimentos é o herói ou vilão.
Algumas pessoas têm maior predisposição genética a serem sensíveis à cafeína. Elas provavelmente não deveriam usar a cafeína como analgésico.
O importante é que cada pessoa que tiver dor de cabeça, especificamente enxaqueca, deve monitorar e observar qual é a sua dosagem ideal de consumo.
Certamente quem já tem dor de cabeça por muito tempo já sabe o seu ponto de equilíbrio, mas para aqueles que ainda tem dúvidas quanto a ingestão , faça o seu próprio teste, e observe se sua dor de cabeça melhora ou piora com cada dosagem.
E você? Já bebeu o seu café hoje?
Edelberto Marques – Equipe Head & Neck Fisioterapia