Quem nunca teve dores de cabeça? Muito possivelmente você já teve pelo menos um episódio que seja. Por isso, antes de conhecermos os principais sintomas das dores de cabeça, vamos ver as prováveis causas que podem desencadear a cefaleia.

 

Principais causas das dores de cabeça

 

  • Sono: é sabido por todos sobre importância de um boa noite de sono, já que o sono é o nosso sistema reparador de energia. Neste período, a parte parassimpática do nosso sistema autônomo está trabalhando, é o sistema nervoso parassimpático. A enxaqueca pode ser um tipo de dor de cabeça que pode ser iniciado por alterações maiores do sono.

 

  • Alimentação: ainda não há provas científicas que comprovem quais alimentos realmente podem disparar a dor de cabeça, porém sabemos que alimentos como: chocolate, ovo, derivados de leite, cafeína, bebida alcoólica, glutamato monossódico (aditivo alimentar), entre outros, podem disparam a dor de cabeça em algumas pessoas dependendo da quantidade consumida.

 

  • Jejum: a falta de alimentação pode ser um fator desencadeante da dor de cabeça pelo falta de “combustível” para o nosso cérebro.

 

  • Stress: é considerado um dos principais fatores desencadeantes da dor de cabeça atualmente. Ocorre desorganização neural evidente com alteração do sistema límbico que controla/regula as nossas emoções.

 

  • Doenças: algumas doenças como derrame, meningite, tumores, aneurismas podem causar dor de cabeça.

 

  • Medicamentos (inclusive a retirada): contraceptivos orais, remédios para pressão alta e/ou cardíacos, que possuam cafeína em sua fórmula podem levar a dor de cabeça.

 

Veja agora os 7 principais sintomas!

Atenção! Conhecer os sintomas não é condição simples de diagnóstico. Necessita-se de mais informações para concluir qual é o tipo/motivo que está ocasionando a dor de cabeça.

 

  • Dor (propriamente dita): neste caso, o que mais importa é o comportamento e o tipo da dor. Pode ser unilateral (enxaqueca, cervicogênica), bilateral (tensionais). Pode localizar-se em áreas especificas da cabeça, como: região occipital, frontal, ocular, face (como se fosse sinusite), temporal, parietal, em forma de um circulo (como se fosse uma moeda) e como uma sensação de ter uma faixa envolvendo toda a cabeça na sua parte superior, por exemplo. Algumas dores de cabeça podem iniciar com dores na região do pescoço, no abdome, ou devido a menstruação. Outra característica é o tipo de dor: contínua, pulsátil, em facada, em choque, latejante, pressão, excruciante (dor de cabeça em Salva ou Cluster).

 

  • Náusea: a náusea acompanhada ou não de vômito aparece na maioria das dores de cabeça como: enxaqueca e cervicogênica. Deve se tomar cuidado porque pode ter várias causas.

 

  • Fotofobia: intolerância a luminosidade pode aparecer em vários tipos de dores de cabeça, principalmente em enxaquecas com aura e cervicogênica.

 

  • Fonofobia: intolerância ao som também é uma característica das enxaquecas com aura e cervicogênica.

 

  • Tonteira: sensação de que tudo está girando em torno de si, existe perda de equilíbrio, também pode ter muitas causas diferentes.

 

  • Dormência e Formigamento: alguns tipos de dores de cabeça surgem com dormência na face, língua ou em um lado do corpo. O cuidado inicial é o diagnóstico diferencial para derrame que pode apresentar os mesmos sintomas.

 

  • Depressão, irritabilidade, fome: A depressão é uma doença complexa de várias causas, podendo aparecer em enxaqueca com aura, assim como a irritabilidade e fome.

 

Fique sempre atento as dores de cabeça!

 

O primeiro passo para tratar a dor de cabeça é reconhecer que existem muitos tipos de dores de cabeça e que envolvem diferentes sintomas e causas. A Head & Neck Fisioterapia acredita que é de vital importância obter um diagnóstico preciso para que possa ser possível receber o melhor tratamento. Entendemos que cada paciente que avaliamos possuem características e histórias únicas e, por isso, tratamos você individualmente e pessoalmente. Acreditamos que nossos pacientes devam estar sempre muito bem informados sobre as dores de cabeça, de forma geral, e sobre tudo que envolve esta condição que atinge e limita o dia a dia de tantas pessoas no mundo. Lembre-se de ter sempre em mente que um diagnóstico preciso só pode ser feito por um profissional qualificado e capacitado.

Dr. Edelberto Marques – Equipe Head & Neck Fisioterapia

 

 

Assine a nossa newsletter agora mesmo e acompanhe semanalmente os nossos conteúdos sobre dores de cabeça e cefaleia!