Tratamento medicamentoso não faz mais efeito? Tratamento conservador como alongamentos, aparelhos não fazem efeitos na dor de cabeça?
O que fazer neste momento, que muitas das vezes é desesperador para o paciente que já não sabe mais a quem recorrer?
Entender, que sem um bom diagnóstico, não se tem um bom tratamento. Será que o diagnóstico está correto? Qual é o melhor profissional para dar um diagnóstico? O tratamento é realizado somente com medicamentos ou existem outras formas para ajudar no alivio da dor de cabeça?
Infelizmente, mais de 70% dos diagnósticos podem não estar corretos e, por isso fica claro que o tratamento não irá dar certo. O profissional responsável é o médico neurologista especialista em dor de cabeça, no entanto encontra-se poucos profissionais espalhados no nosso país que é continental.
Nosso grupo, da Head&Neck fisioterapia, seguimos um protocolo de avaliação e tratamento baseado em evidência cientifica e clínica de anos.
A seguir , algumas dicas importantes que ajudam na avaliação e tratamento:
1-Deve-se ficar atento no que chamamos de “Red Flags”, bandeiras vermelhas, que são alertas clínicos que obrigatoriamente deve ser realizado diagnóstico diferencial para excluir problemas maiores como por exemplo: tumores, aneurismas, hemorragias intracranianas, etc.
2-Os efeitos adversos ou interatividade entre medicamentos, como contraceptivos orais, causam dores severas em alguns pacientes.
3-Alguns tipos de dor de cabeça, como a Cluster ou em Salvas, necessitam de tratamento mais especifico de oxigênio terapia.
4-Educar o paciente para controlar a dor de cabeça diariamente através de um diário, que pode ser um caderno ou aplicativo. O controle da frequência, duração, severidade, o que dispara e quantidade de medicamento são itens importantes de acompanhamento.
5-Orientar o paciente para que fique atento a prováveis situações que engatilham ou causam a dor de cabeça, por exemplo: alimentação irregular, hipoglicemia, relação sexual, retirada de cafeína, luz solar muito brilhante, desidratação e alguns músculos muito tensos causados por posições prolongadas em computador, medo, posição de dormir, levantamento de peso, etc. Algumas substâncias ou alimentos que disparam a dor de cabeça pode ser glutamato monosódico (Shoyu), aspartame, álcool, nitratos e nitritos.
6-Encorajar o paciente a experimentar mudanças comportamentais, tais como: alimentar regularmente, monitorar a ingestão de cafeína no corpo, usar chapéu e óculos de sol quando estiver em ambientes abertos, preparar ambiente confortável de dormir. Ensinar o paciente a reconhecer sinais precoces de dor de cabeça e sabe como agir nessas situações iniciais antes que a dor de cabeça torne-se severa.
7-Procurar tratamento não medicamentoso com Fisioterapia especializada em dor de cabeça, que é a proposta do Grupo Head&Neck fisioterapia.
Existem vários conceitos em terapia manual com técnicas de manipulação, mobilização, estabilização ou controle motor, exercícios domiciliares (importantíssimo), exercícios educativos que irão ajudar o paciente que faz uso de medicamento e não está tendo melhoras.
Portanto, conclui-se que o ponto fundamental no primeiro momento não é fazer uso de medicamento e nem de tratamento conservador, e sim, a melhor avaliação clinica para chegar ao melhor diagnóstico possível.
O tratamento, não importa qual, será consequência desse procedimento imprescindível na clínica diária para todo profissional de saúde.